We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

N​.​R. [x​]​no [ ]yes

by t1nn1tuzzzz

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

1.
Lado A 23:03
2.
Lado B 19:44

about

No começo do século XX, foram realizados os primeiros testes com gravações magnética para fins de áudio. Um invento que transgrediu a experiência sonora, e abriu o caminho para que se chegassem até a fita cassete compacta.

A fita cassete tem um caráter revolucionário, pois possibilitou o armazenamento de sons de forma portátil, com baixo custo e durável. A sua popularização se deu nos anos 60, quando adentraram ao circuito comercial, e eram encontradas facilmente em qualquer mercado. Desta forma, possibilitou a ação de gravar e reproduzir áudio de maneira caseira.

Como qualquer outra mídia física, a fita cassete carrega características acústicas singulares em seu material, uma das mais significativas são os seus ruídos*. Estes dos quais, durante anos, a indústria buscou saídas nos avanços tecnológicos para tentar eliminá-los ou reduzi-los, seja com experimentos de novas camadas magnéticas, ou com cabeças de gravação e reprodução de melhor qualidade. Mas mesmo com todos os esforços, eles nunca foram extintos por completo.

Esta questão nos impulsionou a adquirir centenas de fitas de segunda mão, em "mercado de pulgas", para investigar/arquivar seus ruídos, falhas, e resíduos sonoros vindos de sua manipulação física (como por exemplo, apertar os botões, rebobinar, abrir e fechar caixas plásticas). Estas cassetes carregavam consigo uma identidade, pois as questões temporais e espaciais eclodiam ao escutá-las, nelas estavam presente o modo de conservação, a idade, o uso, as múltiplas gravações sobrepostas, o ambiente que foram expostas, e etc.

A partir desta coleta de particularidades, encaramos as fitas e os tape-decks, não apenas como objetos de armazenamento e reprodução de áudio, mas também, como uma própria fonte de som passível de ser ressignificada.

O resultado é o álbum ''N.R. [x]no [ ]yes'', que sugere reflexões sobre: a memória das fitas cassete, o aspecto social/político do descarte das mídias analógicas, a afetividade decorrente da relação íntima entre homem-máquina-resquícios, a ampliação de concepções estéticas sonoras, entre outras questões.

O projeto foi formatado em fita cassete reutilizada, com o intuito de acrescentar mais uma camada de desgaste, e assim, propiciar uma sonoridade única para cada cópia realizada.



*Conceitualmente, ruído é a definição dada para qualquer tipo de som que interfere e/ou impossibilita a audição do que se espera ouvir, é a camada sonora que sobra na transmissão entre o emissor e o ouvinte.

credits

released February 11, 2016

t1nn1tuzzzz é Ana Grama e Sgt. Garcia

nesta gravação foram utilizados:
- aparelho 3 em 1 Gradiente MS-77
- Tape recorder Panasonic National RQ-309s
- Gravador digital Shinco X-9
- 600 fitas cassetes de segunda mão

álbum gravado entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016

projeto gráfico por t1nn1tuzzzz


malware004

license

tags

about

Malware Brazil

Selo com a proposta de aglutinar e distribuir produções sonoras contemporâneas.

O projeto visa trabalhar com as mais possíveis abordagens, principalmente as hostis, questionadoras e intrusas, que tragam consigo a ideia de artisticamente subverter e tensionar o que já foi estabelecido por um padrão comercial. ... more

contact / help

Contact Malware

Streaming and
Download help

Report this album or account

If you like N.R. [x]no [ ]yes, you may also like: